top of page

FUTURO SEM FATURA

Educação Financeira

Buscar
  • Foto do escritorWesllay Ribeiro

O objetivo deste projeto é a promoção e disseminação de conhecimentos sobre o mercado financeiro para a sociedade e a comunidade acadêmica. Projeto desenvolvido no âmbito das atividades de extensão promovidas pela Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (www.unifal-mg.edu.br). Este projeto leva em consideração a necessidade constante da busca por meios pelos quais os direitos humanos e fundamentais possam ser efetivos e não somente garantidos, dentre eles o direito a cidadania. Para tanto, entende-se que trabalhar o mercado e o planejamento financeiro, no contexto da educação financeira, impacta significativamente na melhoria da condição de vida das famílias, indivíduos e empresas buscando a realização do que modernamente podemos chamar de cidadania financeira. O Brasil apresenta altos índices de analfabetismo financeiro e é carente de iniciativas multissetoriais que possam contribuir com a formação de cidadãos financeiramente educados.

Percebe-se atualmente, um cenário de mudanças e inovações na área financeira. A educação financeira nas escolas é uma demanda antiga da sociedade brasileira (ANNUNCIATO, 2018). Neste contexto de demanda social por educação financeira foi instituída a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) que é uma mobilização multissetorial em torno da promoção de ações de educação financeira no Brasil (ENEF, 2019). A ENEF foi instituída por meio do Decreto 7.397/2010 e tem como objetivo “o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes” (BRASIL, 2010). A ENEF reconhece que a educação financeira tem base multissetorial e não se limita as ações endógenas no próprio ensino básico, ao oposto, pressupõe a participação da sociedade e de outros setores na formação financeira. Neste sentido, a universidade pública pode contribuir de forma significativa, especialmente na formação de competências e habilidades relacionadas a área de ciências sociais e aplicadas. Tanto que na Base Nacional comum curricular (BNCC), ao tratar da relação das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas ao ensino básico, expõe que “há hoje mais espaço para o empreendedorismo individual, em todas as classes sociais, e cresce a importância da educação financeira e da compreensão do sistema monetário contemporâneo nacional e mundial, imprescindíveis para uma inserção crítica e consciente no mundo atual” (BRASIL, 2019a). Diante disso, o presente projeto pretende abordar um dos temas de educação financeira que é o mercado financeiro. Possibilitar o acesso a informação acerca do mercado financeiro, seu funcionamento e seus produtos pode contribuir de forma significativa para um melhor relacionamento das famílias com seu dinheiro e com o orçamento familiar. Atualmente cerca de 64% das famílias brasileiras estão endividadas (SARAIVA, 2019). Esse cenário pode ser verificado, com alguma alteração, no entorno da Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha. Sendo assim, nessa perspectiva, esse projeto de extensão se constitui como uma possibilidade de formação sobre o mercado financeiro para a comunidade acadêmica e do entorno da UNIFAL-MG, Campus Varginha para contribuir para a tomada decisões financeiras mais autônomas e conscientes.


Sobre nós: Professor Wesllay Carlos Ribeiro - Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha. Professor Paulo Roberto Rodrigues de Souza -  Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha. Discente Bolsista Amanda Tavares - Universidade Federal de Alfenas - Campus Varginha.


135 visualizações0 comentário
Início: Blog2
Início: Inscreva-se
Início: Contato
bottom of page